41 3027.4207 | 41 99613.0163 (Oi) Nosso Endereço

Buscar

Categorias

Madeira com brancal – Problemas para o produto final

25.02.2018 - Domingo

Madeira com brancal compromete a qualidade final do produto e não deve fazer parte da madeira especificada para seus projetos.

Abaixo algumas das razões;

 

  • A madeira de brancal deteriora mas rapidamente do que a de cerne provocando desequilíbrio na aparência após alguns mêses da instalação.

 

  • Absorve e perde umidade mais rápido que a madeira de cerne. Esta desigualdade de umidade entre a madeira de cerne e brancal provocam empenamentos, torções, tricas no produto final (deck, pisos, painéis)

 

  • Probabilidade de contaminação de todo o ambiente por cupim e insetos da madeira, pois o brancal contém amido; comida para estes animais invertebrados.

 

Atenção  especial deve  ser dada à ofertas de madeira  “Rajada” como “Cumaru Rajado”, “Sucupira Rajada”, “Itaúba Rajada”. Esta classificação não existe. Madeira “Rajada” significa  brancal e cerne na mesma régua (Vide foto). A única exceção é a “Muiricatiara Rajada”; esta madeira tem este nome devido aos veios escuros característicos desta espécie.

 

A RHODMANN não vende e / ou instala madeira “Rajada” ou seja, com bancal e nenhuma de suas obras.

 

Espécies abaixo como seguem: Foto 1 / Garapeira Rajada (Brancal) / Foto 2: IPÊ Rajado (Brancal) / Foto 3: Cumaru Rajado (Brancal) e foto 4; Muiricatiara Rajada.  O nome rajada vem dos veios escuros bem catacteristicos desta espécie.

Rua Júlia Wanderley, 1550, Nosso Endereço
41 3027.4207